Capítulo 1

Dois alunos do curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da grandiosa Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (porque dito por extenso fica mais pomposo) decidiram que haveriam de realizar 1 dos seus 2 grandes sonhos: estudar longe do local onde foram paridos! O de ser engenheiro está em processo de aprovação mas teme-se que demore....

Capítulo 2

Os seus nomes são Volume e P.A.C., dois jovens com sede de conhecer, uma preguiça merecedora do ouro dos jogos olímpicos, não fosse algo demasiado sério para ser considerado um jogo, uma sede de conhecer sem esperança de ser saciada por mais conhecimento líquido que haja no mundo e uma paixoneta pela música, a única menina que se atrevem a partilhar!

Capítulo 3

Após meses de ansiedade no seu estado mais puro e concentrado, saíram as candidaturas e posteriormente, os resultados. Os nossos heróis decidiram que a capital da caótica Itália seria o próximo local que deveria temer a sua presença.

Capítulo 4

Lá conheceram a Sofia que ficou também autora destas aventuras manhosas. Encontraram uma casinha para viver! É na Via Pietro Colletta, n. 8 int. 14 , 00179 Roma, Lazio, Italia. Mandem cartas ou postais!

Capítulo 5

Então, para seguirem estes dois caramelos, deveis visitar o erasmusical neste preciso local que faremos por manter actualizado! Outras hipóteses são o "Facebook" , o "skype" ou a visita pessoal. Manda sms e encontramo-nos junto ao coliseu!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Repartida

Hoje é o dia do retorno. Apesar de eu e o Pac estarmos apertadinhos com o estudo (eu pelo menos sinto sempre uma comichão junto ao pescoço que estranho até me aperceber que é a corda que lá tenho), hoje voltamos para Roma. Ele e a sua malta devem já estar a caminho há muito tempo e lá para o fim do dia chegarão àquela terra em ruínas. Já eu e a minha malta vamos lá pela noitinha e chegamos amanhã. A Sofia chega no dia 30, se não me engano. Enfim, gosta de ir quando já está tudo tratado! (Brinco, é melhor sublinhar a ironia!)

A reunião dos 3 autores do pepitas dar-se-á portanto na quarta-feira com uma casa preenchida: Volume, Pac, Sofia, Catarina, Mónica, Ana, Tiago e outra rapariga cujo nome me escapa de momento mas que espero deixar em breve só para conhecimento do leitor.

"Muito dedicado ao seu canto da escrita, este Volume" - pensará sua excelência que nos lê. Longe de mim contrariar pensamento tão feliz mas esclareço: o número de visitas do erasmusical desceu em 1/3... Isto pode ter sido por várias razões, entre elas encontra-se o natal. Como podemos dar a volta a tal situação?! Dando notícias!
Coisas gravíssimas que as estatísticas também nos mostram:
     - 9,83% das nossas visitas usam ligação Dial-up; (isto é grave, meus senhores. Já não se usa... e depois como é que vêm as imagens tão belas que cá postamos?!)
     - 23,74% das visitas foram feitas utilizando motores de busca. Daqui, os visitantes chegaram ao nosso site procurando coisas como "in god we trust em deus", "noites temáticas para retiro", "piadas u s b", "piadas para enviar usb" e, por último mas não menos grave, "proteija". Isto, caro leitor, é gravíssimo. Significa que este pedaço de preciosa informação não só está a perder visitantes como está a descer de nível e, pelo que posso constatar, vai já bastante baixo. 
Assim, lanço um apelo: por favor, se lhe agradou a mensagenzita de boas festas, a imagem do pai natal todo feliz e contente com o Rodolfo ou se viu qualquer outra qualidade neste blogue, por favor explique aos seus amigos, colegas de trabalho, pessoas que encontrar na rua e talvez até ao seu patrão, que "proteija" não tem "i" e que o escrevi assim a brincar e quando vir alguém à procura de "in god we trust em deus" ou "piadas u s b" explique onde são os serviços de psiquiatria mais próximos e diga-lhe para não pesquisar tais coisas no google porque deixa autores de blogues com um sentimento profundo de tristeza...

Até já e continuação de bons preparativos para a passagem de ano, exames ou de bom trabalho.
Volume.

Leia Mais…
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Boas festas


Como é costume nesta quadra, o Erasmusical - como instituição activamente participante no seu dia-a-dia - não podia deixar de lhe desejar boas festas. "Natal com os seus, ano novo com quem for". O provérbio brasileiro era qualquer coisa como isto. O nosso natal foi longe da nova terrinha e dos nossos novos membros da família. Não me estou a referir aos outros membros na mundialmente famosa ReTu14 mas sim ao Ca e ao Torze que, coitados, ficaram a aturar a D. Cidália. O ano novo será pela capital Italiana com mais personagens que entrarão em breve pelos portões na nossa mansão!

Concluindo, que já me alonguei com histórias que não interessam nem ao menino Jesus, como membro da direcção do Erasmusical orgulho-me de lhe dizer que este deseja aos seus leitores e respectiva família um bom natal e um próspero ano novo que, por ventura, poderá trazer uma viagem a Roma, quem sabe... Agora nada de estender os votos de boas festas a malta que não se enquadre nestas especificações, han?! É a si, senhor(a) leitor(a) e à família. Ponto! Excepções terão de ser enviadas por e-mail para reclamacoesesugestoesparaoerasmusical@retu14.it e serão levadas a conselho pelo que advertimos desde já que a deliberação poderá tardar...

Com os melhores cumprimentos,
A Gerência.

P.S.: pequenas internacionalizações:
"Wesołych Świąt i szczęśliwego Nowego Roku"

Leia Mais…
sábado, 19 de dezembro de 2009

Rome Alone

Quem disse que ia embora sem deixar a derradeira postagem?!!
A esta altura estaria sentada à mesa de um qualquer restaurante a comer uma francezinha XXL e a beber 33cl da melhor cerveja tuga...
Duas palavras: Voo cancelado!! :( O suficiente para voltar a Pietro Colletta carregada de malas...
Até amanhã,Fiumicino!!

Figueiroa
  


Leia Mais…
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ReTu no feminino

Boa noite!

Daqui fala-vos o Refugo da ReTu14 (leia-se Sofia e Catarina)...abandonassimas em Roma pelo resto do mundo civilizado (leia-se tugas da Pietro Colletta)...como nos "bons velhos" tempos,estamos de volta às lan parties peruginas (já tinhamos saudades..).
As últimas compras de Natal acertam-se pela capital italiana bem como os graves disturbios alimentares que incluem "Assalto ao frigorifico-parte I","Assalto ao frigorifico-parte II" e "Assalto ao frigorifico-parte III O Regresso". O nosso lema: "Acaba com a comida antes que o prazo acabe com ela", seguimos religiosamente a regra número 7 da nossa amada República: "Antes fazer mal que estragar".
Amanhã temos a missão vital de salvamento "peixico": dando uso às mais avançadas tecnologias europeias de transporte de vitimas de afogamento,a nossa meta é fazer a entrega segura (qual DHL) do Ca e do Torze à nossa leal Fish-sitter,Dona Cidália,que os protegerá com a própria vida no bunker do IPSAR..
De malas quase aviadas (diga-se quase porque já não dá para as aviar mais) e a ouvir Deolinda para ver se acordamos a saudade mas com pouca fé na choradeira do regresso a casa, decidimos ("ubriacas" de Espírito Natalicio) escrever o derradeiro post (ou postagem) deste Advento.
Assim sendo,tanti auguri di buone feste per tutti!
Baci mille
Sofia e Catarina

P.S.: Esta é que é, de longe,a melhor postagem (ou post) do Erasmusical..

Leia Mais…
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Antes da Partida!!!

São agora 8h19 e encontro-me no Departamento de Manzoni da Faculdade de Engenharia de Roma. Pode parecer um pouco estranho mas é verdade: teste de Robótica às 8h30.


Após quase 4meses longe de terras lusitanas, hoje é o dia do regresso. Tenho a dizer que ao fim deste tempo vejo Portugal com outros olhos, mas isso são conversas para outra altura. Agora o que tenho a dizer é:

Até já,
PAC.

Leia Mais…

R.I.P. Cornélio

Anda por cá uma azáfama que não vos digo nem vos conto. Os rapazes a preparar as malas com o estudo em atraso e a terem de levantar cedo amanhã e as raparigas (a Sofia e a Catarina) também a cirandar sempre a fazer "coisas" [e por "coisas" entende-se aquilo que se faz e que ocupa muito tempo mas que olhando em retrospectiva já ninguém se lembra do que fez].

O jantar hoje foi o Cornélio. Cornélio foi a nossa mascote que me esqueci de mencionar. Ao que parece, ninguém neste casebre aprecia comer coelho. Eu, na minha ignorância misturada com uma pitada de boa intenção, quando fui às compras comprei um inteiro. Como ficou quase um mês no congelador acho que já lhe podemos chamar mascote. Hoje, o Cornélio acabou "à Caçador", faltando só acusar o respectivo caçador. Podia dizer que foi a Sofia que o confeccionou de forma divinal embora resmungasse como um reco-reco porque eu acusei as batatas de estarem injustamente insossas, eu porque o cacei como um verdadeiro herói no supermercado, com todo o cuidado para o animal não se soltar da sua película aderente e se pôr aos saltos fugindo do seu abominável destino e que também lhe cortei a cabeça por piedade à cozinheira que não conseguia olhar para o Cornélio enquanto ele estufava no tachinho (no fundo, fui eu que dei o golpe de misericórdia ao Cornéliozito), ou podíamos ainda dizer que o tal caçador foi o Pac porque o caçou com os dentes quando o nosso Cornélio (não me canso do nome) se encontrava já esventrado e em condições de enfrentar a dentição deste caçador. Como a sua tarefa foi menos furtiva que as restantes, lavou a loiça com a Catarina. Sim, no fundo eu é que não fiz nada esta noite.

Já é dia 17 e logo à tarde estamos de volta a Portugal ao fim de 4 meses sem ver família nem amigos. Falta apenas saber se aguentamos até lá porque a ansiedade já chegou e ameaça aumentar até à hora H.
Lembrei-me de um pormenor: vamos em excursão! Eu e o Pac tínhamos marcado o voo e descobrimos que a Bia e o Padre que nos aluga o apartamento nos farão companhia. Quem também vem são o Tiago (de arquitectura), a Luísa e a Carolina. Será que ainda encontramos mais gente no aeroporto? Cheira-me que sim. Lancem as vossas apostas!

Aqui vamos nós cheios de fanta.

Leia Mais…
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Rapidinha

Amanhã chega o Bruno, o nosso amigo do peito. Como não podia deixar de ser, mal pouse seguimos para um jantar em casa da Eloa. Feijoada à brasileira... promete!!!

Previsões para as próximas 24 horas, segundo os ecrãs dos autocarros: céu limpo e sol. Esta tradução, infelizmente, está bem feita e traduz também o QI de alguns romanos da função pública... (para os mais distraídos: 24 horas... sol... -_- )

Leia Mais…
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Não há novidades?!

Parece que anda tudo demasiado atarefado por estas bandas para dar notícias. Deveria dizer que peguei num buraquinho no meu tempo e aproveitei para escrever mas é mentira. Este tempo na verdade não existe...

Depois do fantástico fim-de-semana em La Spezia fui ter com a Rita e com a Sara - também conhecidas como "as meninas Padovenses" - a Milão. Após uma longa viagem de comboio nocturno a Sara estava com um ar maldisposto. Tinha acabado de atestar uma velhota com material proveniente do seu estômago. Às vezes questiono-me como pode caber tanto altruísmo numa só pessoa! E nem avisou que era para ela não fazer cerimónia! Vimos a cidade de uma ponta à outra depois do Capuccino do MacDonalds e não encontramos o Diogo, um amigo comum que tirou conosco o curso de italiano no Porto e está por lá na sua aventura Erasmus. O lago Como foi a paragem seguinte. Lecco e Fiumelatte de onde se trouxe montes de louro para recordação e talvez para usos culinários. Ainda deu para dormirmos em Padova e quem é que encontrámos por lá a vaguear pelas ruas? O Diogo! Sem combinar... A spritz e o "Tio Pepe" (pizzas baratinhas) são 2 dádivas que Padova devia partilhar com o mundo! Terminou o intra-rail em Veneza, com a companhia do Maia e da Olga. Andar de Vaporetto é uma aventura para qualquer alminha e quando é à pala ainda cai melhor. À vinda o alta-velocidade estava cheio e lá vim em mais um nocturno...

Entretanto já cá tive a fiscalização familiar que viram o que eram 4 estudantes erasmus na mesma casa. Cheira-me que estavam à espera de 4 múmias em decomposição numa pocilga porque me pareceu que ficaram impressionadas por não nos expulsarem de casa se cá viesse a ASAE. A razão para o facto é que temos aqui uma ASASAE que é 1,5 ASAE's. A Sofia é uma ASAE! Eu sou meia... acho que a próxima postagem vai fazê-la outra pessoa qualquer porque depois desta eu não devo passar de hoje.

Ontem chegaram a Roma as meninas padovenses. Desta vez são 3. A Rita, a Sara e a Marisa. Agora estou a fazer uma pausa no estudo e decidi tratar de escrever umas coisinhas para não ser chacinado pela Catarina.
A nossa casa é tipicamente portuguesa! Agora tem linguiça e paio alentejanos, queijo curado (de 2 tipos), pão português, alheiras, presunto e bacalhau!

 Ontem foi a noite do bacalhau. Bacalhau com natas para comemorar os anos do Nuno (mais um dos inquilinos do prédio do sapo cocas). Termino com uma notícia de última hora: já temos um violino em casa. E agora?

Leia Mais…