Capítulo 1

Dois alunos do curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da grandiosa Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (porque dito por extenso fica mais pomposo) decidiram que haveriam de realizar 1 dos seus 2 grandes sonhos: estudar longe do local onde foram paridos! O de ser engenheiro está em processo de aprovação mas teme-se que demore....

Capítulo 2

Os seus nomes são Volume e P.A.C., dois jovens com sede de conhecer, uma preguiça merecedora do ouro dos jogos olímpicos, não fosse algo demasiado sério para ser considerado um jogo, uma sede de conhecer sem esperança de ser saciada por mais conhecimento líquido que haja no mundo e uma paixoneta pela música, a única menina que se atrevem a partilhar!

Capítulo 3

Após meses de ansiedade no seu estado mais puro e concentrado, saíram as candidaturas e posteriormente, os resultados. Os nossos heróis decidiram que a capital da caótica Itália seria o próximo local que deveria temer a sua presença.

Capítulo 4

Lá conheceram a Sofia que ficou também autora destas aventuras manhosas. Encontraram uma casinha para viver! É na Via Pietro Colletta, n. 8 int. 14 , 00179 Roma, Lazio, Italia. Mandem cartas ou postais!

Capítulo 5

Então, para seguirem estes dois caramelos, deveis visitar o erasmusical neste preciso local que faremos por manter actualizado! Outras hipóteses são o "Facebook" , o "skype" ou a visita pessoal. Manda sms e encontramo-nos junto ao coliseu!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Então e eu?!?!

Quem falou em maus lençóis?!
Neste momento, (enquanto PAC e Volume agonizam no quarto ao lado) estou no meu solitário aposento a tentar descobrir (só para começar) que raio de matéria sairá no meu primeiro exame romano (dia 8 de Fevereiro).
Mas este é já o quarto ou quinto capitulo da minha saga com os exames...
Primeiro foi a descoberta (verdadeira caça ao tesouro) dos e-mails dos professores,depois vieram os pedidos de informação que tarda em aparecer,depois a constatação de que só tenho 3 dias de exames mas em dois deles tenho mais do que um e à mesma hora (não sei como eles fazem isso mas eu cá não consigo estar às 9 horas num exame e às 9:30 noutro)

Aqui fica uma breve conversa entre mim e o meu professor de Elementi di Architettura della Città e del Territorio (vulgo Urbanística):

- Professor, visto que não tenho acesso ao sistema Infostud onde colocam a matéria das aulas (isto porque sou Erasmus,ridículo não?), poderia fornecer-me a bibliografia para poder estudar?

- O programa da disciplina está no Infostud onde também se poderá inscrever no exame.
(que parte é que ele não percebeu??)

Figueiroa

Leia Mais…

Condenados

Eu e o Pac estamos "em maus lençóis". Temos exame amanhã e da maneira que corre o estudo considero-nos "bem amanhados", se é que me entendem.

Como consequência, está cá o Romeu (um dos nossos maiores fãs) e a mãe e ainda mal tivemos tempo de estar com eles! Nem deu ainda para fazerem uma curta visita à ReTu14! Quem inventou estas andanças das informáticas fez muito bem, mas porque é que havemos de estudá-las tão a fundo?! Pensar positivo: na FEUP era pior! :)

Volume

P.S.: Fui há pouco ao GS (supermercado, o carrefour de cá) e trouxe Pringles e Red Bull. Hoje, estes são os nossos melhores amigos!

Leia Mais…
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Exames, "O Regresso"

E aquele exame que eu tinha, será que estou preparado?! Não vou ter porque afinal o prof. ainda está doentinho. Marquei com ele para de amanhã a 15 e o que é que me responde?

"Tá bem.
No entanto, relembra-me"

by Volume

Leia Mais…
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"You need study more, sorry" - Ciao Ciao - Parte 3

Boa Tarde!!!


Eram 9h35, quando o primeiro professor assistente aparece no ponto de encontro, para o exame das 9h30. O segundo professor assistente, chegou já passavam das 9h45. Estando o STAFF reunido, o primeiro assistente encaminha 3 dos 5 alunos presentes para um outro gabinete para proceder à avaliação oral dos italianos. Enquanto isso ocorria, eu ia dissertando de forma escrita sobre os temas que me iam pedindo. Os temas (num total de 3) foram escritos em folhas de rascunho (como seria de esperar) e eu só teria acesso ao tema seguinte se tivesse escrito alguma coisa bem no tema anterior. Após ter concluído esta espécie de maratona, ao som do ruído produzido pela irritante conversa de fundo dos professores, o primeiro assistente pediu para eu sair e esperar pelo resultado no corredor.

Passados 5min o segundo assistente abre a porta do gabinete e informa-me do seguinte: il tuo punteggio è 24 (traduzindo: a tua classificação é de 24). Sim...em Itália é possível tirar mais de 20 valores porque a escala vai até 30.

Depois do almoço apareci no gabinete dos assistentes para ir buscar a folha que comprova a minha nota (burocracias erasmicas). Bati à porta, disse "Buona Sera", o segundo assistente rodou na minha direção, verificou que era eu, foi buscar o papel, entregou-me o dito e carinhosamente disse: "Ciao Ciao". Dito isto, virou costas, defecando de uma forma bastante bonita.

E com isto, termina assim a saga "You need study more, sorry".

É caso para dizer: à terceira é de...24

Saudações,
PAC.

Leia Mais…
terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Exames

Mensagem do Volume ao professor:

"Professor,
Seria possível fazer o exame nesta sexta-feira? Tenho outro na próxima terça pelo que fazer o de acústica esta semana me dava um certo jeito.

Cumprimentos,
Volume"

Resposta do professor:

"Estou com gripe. Se melhorar, lá para o meio dia de sexta-feira aparece fazemos isso no departamento.
Estás pronto?!

Cumprimentos
Professor."

Leia Mais…
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Praga

Postagem roubada por exigência de actualização de informação.
Cá estou eu de volta à base...
Depois de 4 dias por terras a Norte,Praga e Frankfurt foram os destinos de mais uma aventura,desta feita "all by myself",volto agora para deixar aqui mais meia dúzia de letras.
Cheia de "pouca vontade" de me levantar lá fui eu rumo a Ciampino para apanhar o avião que me levaria a uma seca de 9 horas em Frankfurt,visto que só à noitinha teria voo para Praga.Nessa bela localidade fui recebida por  uns FAUPianos porreiraços que me deixaram pernoitar duas noites na sua residência,junto a um estádio que,vim a saber depois,já foi um dos maiores do mundo (já deve ter sido muito antes do Euro2004 com certeza).
Praga é uma cidade linda com neve!
Sexta-feira à noite voltei a Frankfurt-Hahn (o aeroporto que foi a minha casa nas duas noites que se seguiram).Na 1ª noite conheci um checo que ia a caminho de Valencia (Erasmus...)que me explicou muita coisa sobre Praga e não só
Ainda deu para uma escapadela de umas horas para ver a cidade dos tostões onde está o banco central europeu.Depois de mais uma noite no chão macio e confortável do aeroporto,estou de regresso à "não-civilização" com um punhado de histórias giras e a suspirar por mais viagens...

by Sofia

Leia Mais…
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

R.I.P.

Hoje choramos a morte de uma amigo e companheiro das vivências erásmicas. 2 semanas após a morte de "Ca", ainda estávamos nós a tentar sair do luto e o seu companheiro de nome completo Peixinho "Torze" Vermelho decidiu abandonar-nos. É com grande pesar que informamos do seu falecimento e que os próximos tempos serão especialmente dificeis, especialmente até alguém ir pôr o lixo porque ele ainda la jaz, de olho arregalado e embrulhado na camadinha de pó que ganhou na sua árdua tarefa de suicídio.

A culpa, por incrível que pareça, não é das obras do metro (como tudo no Porto) até porque seria no mínimo rebuscado, até para mim, arranjar um pretexto para culpar o senhor amarelo, mas é sim da memória. A memória de peixe dura cerca de 3 segundos o que o impede de se lembrar que da última vez que saltou fora do aquário se ia sufocando e os peritos ponderam a hipótese de ele o ter tentado novamente por se ter esquecido da experiência.
"Torze andava claramente deprimido. Notava-se pelas voltas que ele dava no aquário! Butámos-lhe inclusive uma vespa em miniatura (já sem guiador não fosse ele aventurar-se) e uma tampinha a flutuar para ver se ele se divertia depois da tragédia que aconteceu com o Ca mas nem assim parece ter resultado." - relata choroso  um dos moradores da residência da falecida criatura, por mero acaso o mais simpático.

Eram 5 da manhã, mais coisa menos coisa, quando Sofia se apercebe do sucedido e anuncia no "quarto dos rapazes": "O Torze também se suicidou".
Ao que um deles responde numa frase típica de quem acabou de acordar: "Mas morreu?!"
"Acho que sim."
O local onde foi encontrado mostra da parte da criatura marinha a tentativa de espernear depois de saltar do seu laguinho.

A ReTu14 chamava-se já só "ReTuTorze" devido ao esticar o pernil de um dos seus residentes (Ca) e com este ponderava-se mudar o nome para apenas "ReTu" mas a AdC Romana acusa o nome de ser uma concorrência desleal à palavra "Recto" uma vez que a primeira seria muito mais usada por questões de popularidade e obrigou os residentes a voltar ao nome inicial.

A residência das criaturas (também chamada por alguns de "aquário Rita") ainda se encontra no seu altar em cima do frigorífico em memória aos seus antigos inquilinos e ali ficará provavelmente até começar a cheirar mal e alguém achar que tem mesmo de ser arrumado. Com igual probabilidade, será lavado, reenchido e colocado novamente no mesmo sítio, quem sabe até com uma cruzinha.

Choramos também pelo nobre camarada Volume que se dirige neste momento para um exame que cumbará pela certa. Levará o seu corninho de Nápoles para dar sorte mas diz quem lê cartas que nem com corninhos isso lá vai.


Ca e Torze serão para sempre personagens icónicas desta residência e ser-lhes-à sempre dedicado um olhar, no mínimo de relance, sempre que se entre na cozinha.

N: 20 - 09 - 2009
F: 26 - 12 - 2009 e 13 - 01- 2010

Leia Mais…
sábado, 9 de janeiro de 2010

"You need study more, sorry" - 20 di Gennaio - Parte 2

Bom Dia!!!


Lembram-se da história "You need study more, sorry" ??? Ainda bem, pois ontem esta história foi incrementada de mais um episódio.

Desta vez o episódio chama-se "20 di Gennaio". Porquê? Porque foi a ultima coisa que o professor me disse, ou seja, terei de ir fazer outra vez o exame porque ainda não foi desta.

Ou contrário da última tentativa, ontem sentia-me preparado...estava por dentro de todos os assuntos relatados num livro e em mais 300 fotocópias. Estava tão motivado que decidi fazer o meu estudo fechado na casa da Otília. Porquê? Porque o professor tinha-me dito que o exame era oral e por isso decidi ir falar sozinho para a casa da Otília. Cheguei mesmo a acreditar que estava capacitado para passar no exame.

Ora bem:
  • o exame supostamente oral, afinal era escrito;
  • o exame que supostamente deveria ter começado às 9h30 afinal só começou perto das 10h20 pois os professores não chegaram a horas (o ultimo chegou passava das 10h)
  • o exame que supostamente deve conter algum grau de formalismo, não teve porque a minha folha de enunciado era uma folha de rascunho (estão a ver aquelas folhas que se imprime mas que depois contêm erros, normalmente a parte de trás fica em branco e usa-se como rascunho, estão a ver? essas mesmo, o meu enunciado foi numa dessas) com a seguinte frase escrita à mão pelo professor 10segundos antes de me dar o enunciado (sim, eu vi ele a escrever): "Produzione discontinua: EOQ con sconti per quantitá" (traduzindo: "Produção descontinua: EOQ com desconto de quantidade")
  • o exame que supostamente deveria avaliar o meu conhecimento geral da disciplina, apenas avaliou cerca de 30 páginas do conjunto das 300 fotocópias.
Desta vez o problema foi o facto de eu saber 70% da matéria total e não saber a totalidade da matéria que me foi questionada.

Saudações,
PAC.

Leia Mais…
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

BBUUUUUMMMM

É este o som que faz um ovo quando se tenta cozê-lo no microondas. Acontece que eu desconhecia tal facto e aprendi-o da forma mais honesta, quando tentava poupar tempo na confecção de uma bela saladinha para o almoço juntamente com o resto dos habitantes da ReTu, por uns dias reduzidos a 3.



O ruído é acompanhado de um espetáculo lindo de caras assustadas dos espectadores possivelmente com saltos e palavrões feios das altas regiões de Portugal e um cenário dentro da caixota comparável ao complexo cérebro da Sofia depois de me aturar durante tempo a mais com pedaços espalhados por todo o lado sem ser possível distinguir a gema da clara ou o cerebelo do lobo frontal. Enfim: uma badalhoquice, uma desarrumação imunda que demora algum tempo a limpar e um verdadeiro cagaço, para ser educado. Isso e mais uma história para contar!

Volume

Leia Mais…