domingo, 8 de novembro de 2009

Firenze

Caros leitores, escrevo-vos de Florença.

A Catarina, nossa amiga de infância erásmica, mostrou-nos por fim a sua humilde cidadela. Falo por todos quando digo que é bellissima. É LIMPA e depois da nossa experiencia napolitana é um dom. Por limpa refiro-me também à claridade das casinhas e à brancura do "Duomo" (a sé) e da quantidade absurda de estátuas de corpo inteiro (inteiramente nús e não castrados como la na nossa terrinha) que estão semeadas por Florença. Não tem metro porque não precisa: o centro histórico é pequeno e acolhedor, com peles e turistas por todo o lado. O Gofre (ou lá como é que se escreve) dizem que é muito bom (custa 4€ portanto não sei) e vi "A" Vénus de Milo de Botticelli. Quem também é daqui é o DaVinci, o Donatello, o Micaelangelo e o resto das tartarugas ninja! E as vistas...

Agora coisas que não vêm nos guias turísticos: a Catarina faz uma carne assada 5 estrelas; as bandeiras de Florença se não forem da côr da cidade são mais baratas e o Volume é um cavalheiro; por cá também se encontram amigos de Roma; é daqui que vem a tradição italiana de meter cadeados nas grades todas (vem da "pontevecchio", uma das maravilhas florentinas que me esqueci de mencionar; o rio Arno é verde (e não castanho como o Tevere); presenciámos o nosso primeiro assalto - foi ao António, um amigalhaço que ia conosco na rua, na verdade ao meu lado, e foi carteirista mas nós topámo-lo e nem foi preciso olhar para ele de lado que ele devolveu logo a velharia do telemóvel que tinha acabado de rapinar; a nossa anfitriã é porreiraça e divertida! Se algum dia passarem cá, mesmo ao lado do Duomo mora a Catarina e é um dos pontos de visita recomendados, equiparável à galleria degli uffizi. Usei o meu cartão de arquitectura pela primeira vez para poder poupar os 15€ do museu. Digo-vos que entrar em arquitectura foi a melhor coisa que podia ter feito!!!

Agora, o Luís (que estava desejoso de apanhar o comboio das 19:13) finalmente percebeu que não há hipótese... Vamos comer um gelado. Está um frio de rachar mas aqui são tão bons que mesmo assim sabe bem! Desejem-nos boa viagem no comboio das 21. A Sofia fica (falta-lhe ver um jardim)!!!

Volume

0 comentários:

Enviar um comentário