quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sim, nós outra vez...

Boa Noite!!!

São precisamente 2h24min do dia 18 de Outubro. Parece-me ser o momento ideal para retomar as "escritas" deste mui nobre espaço virtual.

Como sabem, este espaço não tem sido actualizado com a frequência desejava mas têm de compreender que a vida de um Erasmus não é fácil...Aulas, lides domésticas, vida social activa...

  • Aulas - "As aulas recomeçaram mas desta vez é diferente"
Como já foi anunciado, viver em Roma é aprender a viver num mundo completamente caótico. Estudar em Roma é também bastante caótico e confuso. Se pensam que o problema é a língua, estão enganados. O problema é mesmo a falta de organização. Ao contrário do que acontece em Portugal, aqui não é necessário que um aluno se inscreva a uma disciplina, basta simplesmente que apareça às aulas. Isto coloca algumas questões interessantes: como é que organizam as turmas? como é que sabem quantas pessoas vão ao exame?
Outro exemplo de falta de organização: lançamento de horários. Os horários das disciplinas foram tornados públicos apenas na noite anterior ao dia do início das aulas. Se por ventura alguém se queixar do CICA, por favor não o faça mais pois na FEUP pelo menos temos serviços competentes e organizados (podem ter falhas, mas existem). ahhh!!! Já me ia esquecer: a biblioteca da faculdade é apenas uma sala com livros velhos e umas escadas em caracol que faz lembrar a escola de magia de Hogwarts.
Por outro lado, estudar aqui em Roma também é bom. Como não existe aulas práticas, não existe trabalhos para fazer. Se estivesse na FEUP já andava morto com as toneladas de trabalho que os professores exigem...Aqui não há esse problema :)

  • Lides domésticas
Ter de cozinhar, lavar, limpar...são actividades que já entraram no meu dia-a-dia. As actividades mais surpreendentes até agora são: lavar loiça, lavar a casa de banho e fazer compras (comida e coisas para a casa). Tenho vindo a aprender, por força das circunstâncias, que lavar a loiça e a casa de banho não são assim actividades tão "sinistras". Fazer compras têm sido igualmente bom para descobrir que é preciso uma grande ginástica para não se gastar demasiado dinheiro.

  • Vida Social
Ora bem, este é um ponto importante. Posso contar que o jantar "Polónia & Portugal" em casa das nossas amigas polacas correu lindamente: a nossa feijoada estava muito boa. A festa da Toga também esteve muito boa. Alem das típicas festas Erasmus, o puro acto de "pastar a toura" é simplesmente fantástico e é uma forma de ser socialmente activo nesta cidade confusa...por exemplo, no dia seguinte ao jantar "Polónia & Portugal" fui caminhar sozinho acompanhado da Otília (visto que cada um ia a ouvir a sua música, ia no seu mundo) e depois de uma grande volta fomos tomar chá a casa das polacas...São estas pequenas coisas que tornam a cidade bonita...

Após dois meses de vida Romana, há muitas coisas a dizer...fica para a próxima. Por agora apenas quero dizer o seguinte:
Alheira, hei-de ter...

Bem, assim termino (por agora).

Até já,
PAC.


PS - este texto começou no dia 18 de Outubro mas apenas foi terminado e publicado ás 3h27min do dia 21 de Outubro.


0 comentários:

Enviar um comentário